CAMPO Artfest 2021





WE NEED NEW


CONCEPTS





Pueblo Garzón


28-29 Dezembro



Estamos atravessando uma era de mudanças rápidas e imprevisíveis que nos impedem de compreender por completo o que vivenciamos ou o que está por vir. A linguagem deve ser atualizada rapidamente para que coloquemos nosso tempo em palavras. Mas e se a criação de um neologismo pudesse preceder a realidade para transformá-la?

Foi com essa afirmação que o INST, iniciativa cultural do MAPA, convocou a invenção de neologismos capazes de nomear novas realidades, comportamentos, desejos e arquiteturas. O resultado foi um dINSTionário com 125 neologismos de 72 autores individuais e coletivos de 17 países.

Um ano depois, o dINSTionário foi exibido no CAMPO Artfest 2021 em Pueblo Garzón. Refletindo sobre o tema do evento, On Progress, os neologismos foram exibidos de forma que os visitantes pudessem construir seus próprios dINSTionários com os conceitos que mais ressoassem com eles. A instalação foi realizada no novo MAPA FIELD STUDIO em Garzón, sobre uma mesa de madeira que questiona as ideias de público e privado atravessando uma parede de tijolos, permitindo novas relações entre o quintal do estúdio e Pueblo Garzón.

O projeto contou com a participação de Jackson Araujo no design da paisagem sonora e Lost Fantasy no design das roupas de upcycling, ambos inspirados nos conceitos do dINSTionário.






Soundscape
por Jackson Araujo

‘INTIMIDADE SUSSURRADA’



O que uma paisagem sonora criada digitalmente à distância pode dizer sobre o espaço físico onde a ação artística acontece? Sob essa perspectiva, Jackson Araujo, comunicólogo e sound-stylist brasileiro ­– imerso na imagem de um lugar que não conhece e imaginando diferentes sensações que camadas sonoras podem despertar em quem as vivencia – criou uma colagem de sons de caos urbano, pianos, vidros quebrados, estações de radio, golfinhos, pássaros, cavalos, crianças, tempestades, máquinas de datilografar, folhas de papel sendo manuseadas, na busca de uma experiência de ASMR (Autonomous Sensory Meridian Response), promovendo sentimentos de afeto positivo e conexão interpessoal. Em tudo, o desejo de sinestesia auditiva-tátil, um espaço sônico íntimo compartilhado pelo ouvinte e pelo sussurro.






Roupas de upcyling
por Lost Fantasy

‘WHITECYCLING’



Whitecycling é uma coleção capsular de roupas brancas recicladas, feitas pela Lost Fantasy. Os desenhos nascem do trabalho realizado por MAPA+INST na criação de novos conceitos e a sua instalação em um novo ambiente: Garzón.

Lost Fantasy é uma marca emergente de roupas uruguaia liderada por Florencia Sacarelo. Suas peças se dividem em duas linhas de trabalho: produção nacional e upcycling, unidas pelo design de estampas de roupas, serigrafia e sublimação.

A produção nacional permite a geração de estoque atemporal para a demanda dos produtos mais utilitários como camisetas, moletons, bolsas; enquanto o upcycling regenera roupas em desuso, conscientizando sobre nossas formas de consumo e criando belezas únicas e irrepetíveis.







INST agradece a Heidi Lender do CAMPO, juntamente com Gabriela Ravier, María Eugenia Isgleas e Camila Pazos, pelo convite para participar do evento. INST também agradece a Bruno Varela & Hannah Sandling, César Olivera, Cosia & Pombo, WENTZ Design, TRIOS Lighting, Estudio Hofstadter, ALUshop, Irene Hounie e Sacromonte Wines pela colaboração na construção e ativação do MAPA FIELD STUDIO.



︎︎︎ Esses são os 125 neologismos, criados pela colaboração de 72 indivíduos e grupos de autores, de 17 países:


A-profesional


A.S.O.L.O.


Adsust


Archibard


Archkintecture


Arqtamismo


Augmented Reality


Auto-renderizado


B3ll324 D1g1t4l


Baldiar


Bed-flâneur


Bestiatectura


Biolence


Bioneers


Biopass


Chaostecture


Chumbar


Ciclar


Citiser


Commentdiction


Compartilhamento


Covdede


Covennial


Covicomio


Covid-free


Covidante


Covidario


Covidear


Coviding


Culturaneza


Deathgital


Delifery


Deltismo


Dianagrama


Dicotomia


Disdancing


Distanciabilidade


Domesticatorio


Domonet


Dumbestic


Dystopictures


e-afetos


e-xposure


Ecotonear


Essentiafluous


Exulable


F.O.B.I.


Flowrks


Future Primitive


Gen-G


HD, (to be) HD


Hermenautic


Home-vida


Homline


Housick


I’mBone-Back-Bone


IA (Índice Arquipélago)


In-housing


Influenders


Inst


Inteligência


Landescaper


Live


Lujoless


Máscara


Meaterial


MetaGIS


Metamirada


Microestruturas


Minifiesto


MontaHabilidade


Monuhealthal


Morgress


NecroPolisTics


Neo-autonomía


Neoagrarianism


Neologete


Neutro


No-data Landscape


Nowork_Space


Pandenboys


Pandengirls


Pandenomics


Parching


Parmear


PCI


Percognition


Poosust


Post-Postpositivismo


Preemptive


Prefab-ing


Prekxistenzminimum


Rearch


Refavelar


Reprogramming


Rushar


Satellight


Saturais


Sinismo


Sintacto


Slowvers


Soberanía Constructiva


Solidarão


Spamvatar


Speculive


Starchignation


Thumbcracy


Tiémpica


Touristocracy


Transnormalidad


Transpace


Utopie


Wunderdigikammer


Wwwall


Wwwater


Wwwe


Wwwody


Wwwood


Wwwork


Wwworld


Zagro



Mark